COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS DOCENTES DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA – FEIS/UNESP

Autores

  • Raiane da Silva Santos Universidade Estadual Paulista - Unesp

Palavras-chave:

Estudos de comportamento informacional, Necessidades informacionais, Uso da informação

Resumo

O presente artigo objetivou analisar o comportamento informacional dos docentes da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/UNESP, abordando a busca e o uso da informação a fim de conhecer suas necessidades informacionais e o real uso que se faz da informação, uma vez que esses aspectos permitem compreender melhor o aporte informacional que os docentes utilizam como instrumento de ensino, o que possibilita promover meios para potencializar o uso efetivo da informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter descritivo e natureza quali-quantitativa, utilizando o questionário como técnica de coleta de dados. O universo da pesquisa foram os docentes da FEIS/UNESP, cuja amostra se constituiu de 34 indivíduos dos diversos departamentos da instituição. Como resultado, foi identificado o comportamento de busca ativo, passivo, em andamento, e atenção passiva, determinados pelo modelo de Wilson e Wash (1996). Desta forma, concluiu-se que a busca por informação é uma prática constante na atuação dos docentes da FEIS/UNESP, que a utiliza para o desenvolvimento profissional em suas atividades de ensino e pesquisas.

Publicado

2021-09-06