http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/issue/feed Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia 2021-01-11T16:46:23-03:00 Silvânio Barcelos silvaniobarcelos@hotmail.com Open Journal Systems <p>Revista<em>&nbsp;</em>destinada à publicação de artigos, resenhas e entrevistas em suas diferentes modalidades, em caráter interdisciplinar e em fluxo contínuo. Administrada e mantida por sua mantenedora, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, sob a coordenação de sua diretora Geral, Misleine Ornellas Pinto,&nbsp; possui como objetivo central a disponibilidade de espaço para divulgação de saberes relativos às áreas das ciências humanas e exatas como um todo.</p> <p>Revista indexada no&nbsp; LATINDEX&nbsp;&nbsp; https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=28115.</p> <p>Revista indexada no sistema DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Link: <strong><code>http://diadorim.ibict.br/handle/1/2263</code> </strong></p> <p>Site da FACULDADE INVEST: <a title="Site da Faculdade Invest" href="http://www.institutoinvest.edu.br/home/">http://www.institutoinvest.edu.br/home/&nbsp;&nbsp;</a></p> http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/31 REALIDADE VIRTUAL: TRANSFORMANDO RESISTÊNCIA EM CONSCIÊNCIA, COMO FORMA DE PREVENIR OS RISCOS DE ACIDENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO 2020-07-21T20:51:08-03:00 Ed Wilson Rodrigues Júnior ed_w_jr@outlook.com Erinaldo De Souza Nascimento erinaldoesouza1980@gmail.com Marcus Vinicius Petroni Da Silva marcuspetroni@gmail.com <p>A segurança do trabalho vem sendo estudada, melhorada e modificada no intuito de dar ao trabalhador condições para não sofrer um acidente independente de seu grau de instrução, classe, raça ou cargo ocupado e em tempos onde a tecnologia tem se tornado grande aliada não só nos processos produtivos, mas também nos educacionais. Através da pesquisa bibliográfica o presente estudo pretende analisar como a união da Realidade Virtual (RV) ao ambiente profissional pode proporcionar a estes indivíduos uma forma prazerosa de conscientização através do processo de ensino para que ele obtenha uma melhor aplicabilidade dos conceitos dentro e fora de seu setor laboral.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/27 HOME OFFICE E A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA 2020-07-21T20:35:34-03:00 Ed Wilson Rodrigues Júnior ed_w_jr@outlook.com Edson Rodrigo Luciano Nogueira rluciano158@hotmail.com Gabriel Fonseca Mendes gabrielfonsecaoficial@gmail.com Lucas Afonso da Silva Campos lucasoctober123@gmail.com <p>Estamos vivendo em uma época de grandes mudanças, tanto o Brasil como outros países ao redor do mundo todo estão enfrentando a pandemia de coronavírus (COVID-19). Neste cenário, são diversos os desafios, e uma das áreas que mais requerem atenção é a da segurança da informação em home office, pois muitas empresas tiveram que adotar este modelo de trabalho devido ao isolamento social necessário. Portanto, o presente artigo tem como objetivo informar e apresentar práticas que possam auxiliar na manutenção da segurança cibernética no home office, utilizando como metodologia a revisão de literatura.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Home office, pandemia, segurança, tecnologia da informação.</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior, Edson Rodrigo Luciano Nogueira, Gabriel Fonseca Mendes, Lucas Afonso da Silva Campos http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/23 De que modo o capitão do mato contemporâneo pode ajudar a entender interpretações sobre o racismo brasileiro? 2020-06-12T01:38:09-03:00 Ricardo Cortez Lopes rshicardo@hotmail.com <p>Em uma perspectiva pré-republicana, o capitão do mato foi o nome de uma profissão cuja finalidade era a de capturar escravizados brasileiros. O fim oficial da escravidão no país deixou a profissão descontextualizada, porém ela pode ser ressignificada e é utilizada constantemente no debate público como adjetivo, o que evidencia interpretações sobre a dinâmica do racismo contemporâneo. Para investigar o problema, primeiramente estudamos quatro figuras públicas acusadas de ser capitão do mato, assim como suas defesas da atribuição: Fernando Holiday, Deputado Hélio Lopes, Marcelo Marrom e Paulo Cruz. Em um segundo momento, analisamos os textos que expressam e embasam os diferentes conceitos.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> capitão do mato contemporâneo; racismo; figuras públicas.</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ricardo Cortez Lopes http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/32 A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA TECNOLOGIA 2020-07-21T19:23:27-03:00 Ed Wilson Rodrigues Júnior ed_w_jr@outlook.com Aurelinda Conceição Rodrigues lindarodrigues013@hotmail.com Izabelli Aparecida Rodrigues Silva izabellirod@gmail.com Gleice Marques Ferreira gleicefmarques@gmail.com <p>Há tempos, observa-se que ainda existe muita recusa sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho na área da tecnologia, mesmo com mulheres marcantes na história mostrando superação a essa dificuldade. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar e identificar as dificuldades da busca da igualdade e reconhecimento de mulheres que são discriminadas na respectiva área. Muito se discute sobre o assunto, porém, há a necessidade de realizar ações para que essas mulheres sejam incluídas na área de tecnologia. Estudos já realizados revelam que mulheres ganham salários mais baixos que os homens, embora estejam igualmente qualificadas. Em virtude dos fatos mencionados, foi possível concluir que as mulheres, cada vez mais, estão ganhando espaço e equiparando os direitos, mas ainda assim são muitas vezes prejudicadas.</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/29 ESCOLA DO CAMPO: HORTA SENSORIAL INCLUSIVA 2020-07-24T03:20:48-03:00 Rosa Maria Pereira da Silva rosamaria_pereira18@hotmail.com <p>Neste artigo, pretendemos ressaltar a importância do uso da Horta Escolar Inclusiva, como intervenção pedagógica na aprendizagem de alunos com deficiência múltipla (DV, DA, DM), cujo foco é o ensino das ciências da perspectiva da Educação Inclusiva. A compreensão de pertencimento ao mundo para os alunos deficientes faz-se necessária em virtude dos inúmeros desafios na escola.&nbsp; Assim, é&nbsp;&nbsp; imprescindível a percepção tátil, onde o uso de materiais pedagógicos inclusivos oferece ao aluno o contato com o concreto. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa conforme proposto por Lüdke e André (1986); Bogdan e Biklen, (1994). Tivemos a participação de 15 alunos, sendo 2 com deficiências múltiplas. Inicialmente, apresentamos o Projeto Horta Escolar para a comunidade escolar.&nbsp; A pesquisa constituiu-se na preparação da Horta Escolar Inclusiva, com o uso de material reciclável e confecção de material pedagógico inclusivo: Cela Braile e Mapa Tátil. No ambiente da Horta os alunos DV, a partir da percepção tátil, puderam reconhecer, tocar, identificar e comparar os tipos de hortaliças e plantas medicinais, assim como, escrever seus respectivos nomes em Braile.</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Rosa Maria Pereira da Silva http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/25 AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES 2020-07-09T20:58:48-03:00 MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES matheusjose267@gmail.com JORDANNA MARRA FONSECA COSTA jordannamfcosta@outlook.com JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA juliano.almeida@ifgoiano.edu.br GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO geize_ribeiro@hotmail.com <p>A experimentação como materiais de baixo custo, pode ser uma alternativa no contexto escolar, quando a intenção é relacionar conteúdos curriculares com o cotidiano dos alunos. Indicadores ácido-base naturais como repolho roxo, quaresmeira e açafrão, permitem ao professor de Química, trabalhar os conceitos ácido-base de maneira interativa com os alunos, não se restringindo ao uso de materiais ou substâncias laboratoriais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo, a utilização de indicadores ácido-base naturais na identificação de substâncias ácidas ou básicas presentes no cotidiano de um grupo de alunos, por meio da experimentação alternativa. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, com alunos do 1° período do curso de Licenciatura em Química. Foram utilizados o extrato de repolho roxo e soluções alcoólicas de quaresmeira e açafrão na identificação de substâncias presentes no cotidiano dos participantes. Os indicadores empregados mostraram-se eficazes na identificação das substâncias utilizadas, podendo ser empregados em atividades experimentais relacionadas ao Ensino de Química.</p> 2021-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES, JORDANNA MARRA FONSECA COSTA, JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA, GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO