Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest <p>Revista<em>&nbsp;</em>destinada à publicação de artigos, resenhas e entrevistas em suas diferentes modalidades, em caráter interdisciplinar e em fluxo contínuo. Administrada e mantida por sua mantenedora, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, sob a coordenação de sua diretora Geral, Misleine Ornellas Pinto,&nbsp; possui como objetivo central a disponibilidade de espaço para divulgação de saberes relativos às áreas das ciências humanas e exatas como um todo.</p> <p>Revista indexada no&nbsp; LATINDEX&nbsp;&nbsp; https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=28115.</p> <p>Revista indexada no sistema DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Link: <strong><code>http://diadorim.ibict.br/handle/1/2263</code> </strong></p> <p>Site da FACULDADE INVEST: <a title="Site da Faculdade Invest" href="http://www.institutoinvest.edu.br/home/">http://www.institutoinvest.edu.br/home/&nbsp;&nbsp;</a></p> pt-BR silvaniobarcelos@hotmail.com (Silvânio Barcelos) suporte_invest@hotmail.com (Wandir Roberto Moraes de Paula) Seg, 11 Jan 2021 16:46:23 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 De que modo o capitão do mato contemporâneo pode ajudar a entender interpretações sobre o racismo brasileiro? http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/23 <p>Em uma perspectiva pré-republicana, o capitão do mato foi o nome de uma profissão cuja finalidade era a de capturar escravizados brasileiros. O fim oficial da escravidão no país deixou a profissão descontextualizada, porém ela pode ser ressignificada e é utilizada constantemente no debate público como adjetivo, o que evidencia interpretações sobre a dinâmica do racismo contemporâneo. Para investigar o problema, primeiramente estudamos quatro figuras públicas acusadas de ser capitão do mato, assim como suas defesas da atribuição: Fernando Holiday, Deputado Hélio Lopes, Marcelo Marrom e Paulo Cruz. Em um segundo momento, analisamos os textos que expressam e embasam os diferentes conceitos.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> capitão do mato contemporâneo; racismo; figuras públicas.</p> Ricardo Cortez Lopes Copyright (c) 2021 Ricardo Cortez Lopes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/23 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300 A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA TECNOLOGIA http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/32 <p>Há tempos, observa-se que ainda existe muita recusa sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho na área da tecnologia, mesmo com mulheres marcantes na história mostrando superação a essa dificuldade. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar e identificar as dificuldades da busca da igualdade e reconhecimento de mulheres que são discriminadas na respectiva área. Muito se discute sobre o assunto, porém, há a necessidade de realizar ações para que essas mulheres sejam incluídas na área de tecnologia. Estudos já realizados revelam que mulheres ganham salários mais baixos que os homens, embora estejam igualmente qualificadas. Em virtude dos fatos mencionados, foi possível concluir que as mulheres, cada vez mais, estão ganhando espaço e equiparando os direitos, mas ainda assim são muitas vezes prejudicadas.</p> Ed Wilson Rodrigues Júnior, Aurelinda Conceição Rodrigues, Izabelli Aparecida Rodrigues Silva, Gleice Marques Ferreira Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/32 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300 ESCOLA DO CAMPO: HORTA SENSORIAL INCLUSIVA http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/29 <p>Neste artigo, pretendemos ressaltar a importância do uso da Horta Escolar Inclusiva, como intervenção pedagógica na aprendizagem de alunos com deficiência múltipla (DV, DA, DM), cujo foco é o ensino das ciências da perspectiva da Educação Inclusiva. A compreensão de pertencimento ao mundo para os alunos deficientes faz-se necessária em virtude dos inúmeros desafios na escola.&nbsp; Assim, é&nbsp;&nbsp; imprescindível a percepção tátil, onde o uso de materiais pedagógicos inclusivos oferece ao aluno o contato com o concreto. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa conforme proposto por Lüdke e André (1986); Bogdan e Biklen, (1994). Tivemos a participação de 15 alunos, sendo 2 com deficiências múltiplas. Inicialmente, apresentamos o Projeto Horta Escolar para a comunidade escolar.&nbsp; A pesquisa constituiu-se na preparação da Horta Escolar Inclusiva, com o uso de material reciclável e confecção de material pedagógico inclusivo: Cela Braile e Mapa Tátil. No ambiente da Horta os alunos DV, a partir da percepção tátil, puderam reconhecer, tocar, identificar e comparar os tipos de hortaliças e plantas medicinais, assim como, escrever seus respectivos nomes em Braile.</p> Rosa Maria Pereira da Silva Copyright (c) 2021 Rosa Maria Pereira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/29 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300 AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/25 <p>A experimentação como materiais de baixo custo, pode ser uma alternativa no contexto escolar, quando a intenção é relacionar conteúdos curriculares com o cotidiano dos alunos. Indicadores ácido-base naturais como repolho roxo, quaresmeira e açafrão, permitem ao professor de Química, trabalhar os conceitos ácido-base de maneira interativa com os alunos, não se restringindo ao uso de materiais ou substâncias laboratoriais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo, a utilização de indicadores ácido-base naturais na identificação de substâncias ácidas ou básicas presentes no cotidiano de um grupo de alunos, por meio da experimentação alternativa. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, com alunos do 1° período do curso de Licenciatura em Química. Foram utilizados o extrato de repolho roxo e soluções alcoólicas de quaresmeira e açafrão na identificação de substâncias presentes no cotidiano dos participantes. Os indicadores empregados mostraram-se eficazes na identificação das substâncias utilizadas, podendo ser empregados em atividades experimentais relacionadas ao Ensino de Química.</p> MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES, JORDANNA MARRA FONSECA COSTA, JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA, GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO Copyright (c) 2021 MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES, JORDANNA MARRA FONSECA COSTA, JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA, GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/25 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300 REALIDADE VIRTUAL: TRANSFORMANDO RESISTÊNCIA EM CONSCIÊNCIA, COMO FORMA DE PREVENIR OS RISCOS DE ACIDENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/31 <p>A segurança do trabalho vem sendo estudada, melhorada e modificada no intuito de dar ao trabalhador condições para não sofrer um acidente independente de seu grau de instrução, classe, raça ou cargo ocupado e em tempos onde a tecnologia tem se tornado grande aliada não só nos processos produtivos, mas também nos educacionais. Através da pesquisa bibliográfica o presente estudo pretende analisar como a união da Realidade Virtual (RV) ao ambiente profissional pode proporcionar a estes indivíduos uma forma prazerosa de conscientização através do processo de ensino para que ele obtenha uma melhor aplicabilidade dos conceitos dentro e fora de seu setor laboral.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Ed Wilson Rodrigues Júnior, Erinaldo De Souza Nascimento, Marcus Vinicius Petroni Da Silva Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/31 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300 HOME OFFICE E A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/27 <p>Estamos vivendo em uma época de grandes mudanças, tanto o Brasil como outros países ao redor do mundo todo estão enfrentando a pandemia de coronavírus (COVID-19). Neste cenário, são diversos os desafios, e uma das áreas que mais requerem atenção é a da segurança da informação em home office, pois muitas empresas tiveram que adotar este modelo de trabalho devido ao isolamento social necessário. Portanto, o presente artigo tem como objetivo informar e apresentar práticas que possam auxiliar na manutenção da segurança cibernética no home office, utilizando como metodologia a revisão de literatura.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Home office, pandemia, segurança, tecnologia da informação.</p> Ed Wilson Rodrigues Júnior, Edson Rodrigo Luciano Nogueira, Gabriel Fonseca Mendes, Lucas Afonso da Silva Campos Copyright (c) 2021 Ed Wilson Rodrigues Júnior, Edson Rodrigo Luciano Nogueira, Gabriel Fonseca Mendes, Lucas Afonso da Silva Campos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revista.institutoinvest.edu.br/index.php/revistainvest/article/view/27 Seg, 11 Jan 2021 00:00:00 -0300