AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

Autores/as

  • MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • JORDANNA MARRA FONSECA COSTA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO Universidade Federal de Catalão - UFCat

Palabras clave:

Ácidos e bases. Indicadores naturais. Ensino de Química. Experimentação alternativa.

Resumen

A experimentação como materiais de baixo custo, pode ser uma alternativa no contexto escolar, quando a intenção é relacionar conteúdos curriculares com o cotidiano dos alunos. Indicadores ácido-base naturais como repolho roxo, quaresmeira e açafrão, permitem ao professor de Química, trabalhar os conceitos ácido-base de maneira interativa com os alunos, não se restringindo ao uso de materiais ou substâncias laboratoriais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo, a utilização de indicadores ácido-base naturais na identificação de substâncias ácidas ou básicas presentes no cotidiano de um grupo de alunos, por meio da experimentação alternativa. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, com alunos do 1° período do curso de Licenciatura em Química. Foram utilizados o extrato de repolho roxo e soluções alcoólicas de quaresmeira e açafrão na identificação de substâncias presentes no cotidiano dos participantes. Os indicadores empregados mostraram-se eficazes na identificação das substâncias utilizadas, podendo ser empregados em atividades experimentais relacionadas ao Ensino de Química.

Publicado

2021-01-11