AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
AS CORES E O ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES NATURAIS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
Keywords:
Ácidos e bases. Indicadores naturais. Ensino de Química. Experimentação alternativa.Abstract
A experimentação como materiais de baixo custo, pode ser uma alternativa no contexto escolar, quando a intenção é relacionar conteúdos curriculares com o cotidiano dos alunos. Indicadores ácido-base naturais como repolho roxo, quaresmeira e açafrão, permitem ao professor de Química, trabalhar os conceitos ácido-base de maneira interativa com os alunos, não se restringindo ao uso de materiais ou substâncias laboratoriais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo, a utilização de indicadores ácido-base naturais na identificação de substâncias ácidas ou básicas presentes no cotidiano de um grupo de alunos, por meio da experimentação alternativa. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, com alunos do 1° período do curso de Licenciatura em Química. Foram utilizados o extrato de repolho roxo e soluções alcoólicas de quaresmeira e açafrão na identificação de substâncias presentes no cotidiano dos participantes. Os indicadores empregados mostraram-se eficazes na identificação das substâncias utilizadas, podendo ser empregados em atividades experimentais relacionadas ao Ensino de Química.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 MATHEUS JOSÉ SOUZA FERNANDES, JORDANNA MARRA FONSECA COSTA, JULIANO SILVA MARTINS ALMEIDA, GEIZE KELLE NUNES RIBEIRO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.