O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • ROSANA MARIA XAVIER DOS SANTOS SANTOS INVEST

Palabras clave:

Brincar, aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Resumen

Este trabalho foi realizado pela acadêmica do curso de Pedagogia do Instituto Invest de Educação, realizado durante as aulas no local onde trabalho, CMEI São Domingos Savio, no município de Várzea Grande-MT, onde atuo como funcionária efetiva, exercendo a função de TDI (Técnica em Desenvolvimento Infantil), com crianças na faixa de 3 anos. O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, foi utilizado pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Colocando em discussão a importância do brincar no contexto do ensino da educação infantil, visando promover uma reflexão que possibilite um passo a mais na minha formação.

Publicado

2022-07-14