O TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCATIVO

Autores

  • Cristiany Corona Gatte FAIPE

Palavras-chave:

Transtorno Bipolar, Transt Diagnóstico e Tratamento, Rendimento escolar

Resumo

Diante da sociedade competitiva em que vivemos cada vez mais se tem dado valor acentuado ao bom desempenho escolar e ao sucesso profissional, fazendo muitos pais a fazerem exigências significativas aos seus filhos em relação a este aspecto, buscando por este motivo a avaliação de um psicopedagogo. O número de avaliações psicopedagógicas vem aumentando, levando especialista a organizar uma avaliação mais objetiva, conclusiva e rápida.

 O período escolar é um dos tantos momentos importantes para o desenvolvimento da criança, desde o seu nascimento até a idade adulta. Deste modo, qualquer situação de cunho emocional poderá tornar-se um fator agravante no processo de aprendizagem. Além disso, os transtornos psiquiátricos evolutivos tendem a agravar quando associados aos conflitos escolares.

  Crianças e adolescentes com transtorno bipolar, muitas vezes, tendem a apresentar problemas de aprendizagem. As dificuldades podem ser ocasionadas pelos sintomas da doença, causadas por outras condições psiquiátricas coexistentes ou, ainda, estar relacionadas a fatores não atrelados à saúde mental. Porém, o bom desempenho na aprendizagem está vinculado à autoestima e às realizações na vida como um todo. Deste modo, independente de qual for a causa das dificuldades de aprendizagem, é necessário ajuda para descobrir-se o motivo dos problemas escolares, bem como apoio imediato e auxílio nos aspectos escolares.

Downloads

Publicado

2021-10-11