As culturas midiáticas e Ensino de Línguas

LE: estudo a partir da plataforma Duolingo

Autores/as

  • Cleusa Albilia de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

ensino de línguas, revisão sistemática, aplicativos, língua espanhola.

Resumen

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura na área de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Para tanto, utilizou-se a metodologia de revisão sistemática, executando a pesquisa em etapas bem definidas com o apoio da ferramenta StArt para aplicação do protocolo de pesquisa. Selecionaram-se trabalhos que dialogam com o interesse da pesquisa, ou seja, artigos que foram publicados entre os anos de 2013 a 2016 e que apresentam resultados de ensino e aprendizado com usos de tecnologias midiáticas. Os principais resultados nesta pesquisa foram evidenciados que, os vários usos das tecnologias favorecem o processo de ensino e aprendizagem cooperando com as habilidades tanto do professor como do estudante. E nesta dinâmica de interação e interatividade as plataformas auxiliaram na superação das deficiências e colaboram com os avanços no ensino a partir das tecnológicas, e para esta pesquisa considerou os celulares, os notbooks, tablets e o próprio laboratório dos espaços educativos como ambientes de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

Publicado

2018-11-10