Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-12-26. Leia a versão mais recente.

evasao Blockchain Ethereum como plataforma para o combate à evasão escolar em tempos de COVID-19

Autores

  • Emiliano Monteiro

Palavras-chave:

COVID-19, Blockchain, Evasão escolar

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica multidisciplinar, em que a blockchain Ethereum é vista como ferramenta para projetos multidisciplinares, principalmente envolvendo as disciplinas de Aplicações Distribuídas, Banco de Dados, Redes de Computadores e Linguagens de Programação. Nesta proposta são introduzidos os conceitos de blockchain e o desenvolvimento de um projeto usando a blockchain Ethereum, dentro de disciplinas pré-existentes, através de gamificação. Desta forma, deseja-se aumentar o interesse e engajamento dos alunos em um assunto atual, evitando a evasão escolar e seus problemas aumentados pelo COVID-19, além de apresentar aos alunos a aplicabilidade da blockchain Ethereum em múltiplos campos. Contribuímos com a apresentação de um processo que utiliza a tecnologia de blockchain ao longo de várias disciplinas. Como novidade o processo de interdisciplinaridade aqui proposta é também um processo de software além de uma mecânica contra a evasão. O público alvo desta proposta são alunos do ensino superior. Uma proposta de processo sistematizado, organizado e descrito para a aplicação de uma blockchain ao longo de multiplas disciplinas.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Versões