evasao Blockchain Ethereum como plataforma para o combate à evasão escolar em tempos de COVID-19

Autores

  • Emiliano Monteiro
  • Rodrigo da Rosa Righi UNISINOS
  • Jorge Luis Victória Barbosa UNISINOS
  • Perla Haydée da Silva Faculdade de Engenharia - UFMT
  • Lídia Martins da Silva UFMT e Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Maria Eloisa Mignoni UNEMAT

Palavras-chave:

COVID-19, Blockchain, Evasão escolar

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica multidisciplinar, em que a blockchain Ethereum é vista como ferramenta para projetos multidisciplinares, principalmente envolvendo as disciplinas de Aplicações Distribuídas, Banco de Dados, Redes de Computadores e Linguagens de Programação. Nesta proposta são introduzidos os conceitos de blockchain e o desenvolvimento de um projeto usando a blockchain Ethereum, dentro de disciplinas pré-existentes, através de gamificação. Desta forma, deseja-se aumentar o interesse e engajamento dos alunos em um assunto atual, evitando a evasão escolar e seus problemas aumentados pelo COVID-19, além de apresentar aos alunos a aplicabilidade da blockchain Ethereum em múltiplos campos. Contribuímos com a apresentação de um processo que utiliza a tecnologia de blockchain ao longo de várias disciplinas. Como novidade o processo de interdisciplinaridade aqui proposta é também um processo de software além de uma mecânica contra a evasão. O público alvo desta proposta são alunos do ensino superior. Uma proposta de processo sistematizado, organizado e descrito para a aplicação de uma blockchain ao longo de multiplas disciplinas.

Biografia do Autor

Rodrigo da Rosa Righi, UNISINOS

Rodrigo da Rosa Righi é membro sênior da IEEE e membro sênior da ACM, bolsista de produtividade do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado. Possui pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) - Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing. O mestrado e o doutorado em Ciência da Computação foram feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusões em 2005 e 2009, respectivamente). Em especial, o doutorado foi feito na modalidade sanduiche na Tecnische Universitaet Berlin, Alemanha. Ainda na parte de formação acadêmica, Rodrigo possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (conclusão em 2003). Rodrigo tem experiência na área de Ciência da Computação, mais particularmente nas subáreas que envolvem a computação paralela e distribuída. Atua nos seguintes temas: avaliação de desempenho, migração e escalonamento de processos, balanceamento de carga e adaptação da comunicação em ambientes distribuídos (Cluster, Grid, Fog e Cloud), computação na área da saúde e Internet of Things.

Jorge Luis Victória Barbosa, UNISINOS

Jorge Barbosa possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (1990) e Engenharia Elétrica (1991) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ele obteve especialização em Engenharia de Software (UCPel, 1993) e concluiu mestrado e doutorado em ciência da computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1996 e 2001). Em 2011 realizou pós-doutorado na Sungkyunkwan University (SKKU, Suwon, Coréia do Sul). Em 2020 realizou pós-doutorado na University of California Irvine (UCI, Irvine, USA) através de uma bolsa do Programa CAPES/PRINT (professor visitante no Exterior Sênior). Jorge é Professor Titular II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ele atua professor no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e no Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica. Jorge coordena o Laboratório de Computação Móvel (Mobilab) e atua como Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (bolsa DT - atualmente no Nível 1C) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seus interesses de pesquisa são Computação Ubíqua, Inteligência Ambiental, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Aprendizado de Máquina, Análise de Dados, Desenvolvimento de Jogos, Histórias de Contexto, Predição de Contexto principalmente através de análise de similaridade e padrões, Computação Aplicada em Saúde, Acessibilidade, Aprendizagem, Indústria e Agricultura.

Perla Haydée da Silva, Faculdade de Engenharia - UFMT

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Instituto de Linguagens da UFMT (PPGEL - 2019). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Linguagens da UFMT (PPGEL - 2012), Especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIC - Universidade de Cuiabá (2009), Bacharel em Direito pela UNIC - Universidade de Cuiabá (2020) e Graduação em Letras pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Atua desde o ano de 2014 como docente da Faculdade de Engenharia, UFMT, campus Universitário de Várzea Grande, onde ministra a disciplina de Comunicação, Expressão e Redação Técnica e Oficina de Iniciação Científica. Pesquisadora nas áreas: Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras, atuando nos seguintes temas: livro didático, ensino\ aprendizagem de Língua Inglesa e formação de professores; Análise do Discurso com ênfase em Teorias de Gênero e Feminismo.

Lídia Martins da Silva, UFMT e Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Lidia Martins da Silva é doutoranda em Computação Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil. É mestre em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, SP. Possui Especialização em Design Instrucional, em 2018, Especialização em Formação Tecnológica e Inclusiva, em 2009, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Especialização em Informática na Educação, em 2010, pelo Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON), Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados, em 1997, pela Faculdade Cândido Rondon, Cuiabá, MT. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Execução para os cursos à distância - Projeto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Universidade Federal de Mato Grosso, e também atua como Coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia INVEST em Cuiabá - MT. Participa do Projeto UFMTONLINE da Universidade Federal de Mato Grosso e do Grupo de Pesquisa GEPCTIE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pedagogia da FACULDADE INVEST DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

Maria Eloisa Mignoni, UNEMAT

Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Processamento de Dados - Faculdades Integradas Cândido Rondon (1997) e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora assistente da UNEMAT - Campus Nova Mutum, ministro aulas de informática/computação, fui: Assessora de Gestão de Formação regular Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UNEMAT, Diretora do Câmpus de Nova Mutum - UNEMAT, Chefe do Departamento de Administração da UNEMAT e coordenadora de curso de Computação do Unirondon, Fui presidente da CPA e professora do UNIRONDON. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, criptografia, o papel da computação, informática na educação e certificação digital. Autora do Livro Certificação Digital: Conceitos e Práticas. Profissional DISC Certification Profissional Coach Certification - Profissional Coach of Life Coaching Especialista em Inteligência Emoci

Downloads

Publicado

2021-12-26 — Atualizado em 2022-01-16

Versões