Um Diagnóstico sobre a Cultura da Leitura em Cuiabá

Autores

  • wallison ulisses silva dos santos invest
  • Clarissa Bottega Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Palavras-chave:

Leitura. Educação. Cuiabá.

Resumo

Esta pesquisa buscou levantar a forma como ocorre a leitura dos cuiabanos e quais variáveis afetam a qualidade e a quantidade desta atividade nesta sociedade. O foco foi a leitura de livros, mas analisou-se também a leitura de revistas impressas, jornais impressos e sites de notícias. O incentivo e a promoção da leitura parecem fazer parte da preocupação de quase todos os países, mas poucos ainda apresentam um resultado satisfatório. Neste contexto, o Brasil possui um desempenho ruim, nossos indicadores de leitura mostram que tanto a quantidade quanto a qualidade da leitura da população é degradante. O incentivo à leitura desde a infância, a criação de bibliotecas públicas, o incentivo à leitura como prazer e não como obrigação são alguns dos caminhos apontados para mudar o cenário brasileiro no âmbito da Educação. Através desses fatos, esta pesquisa propôs-se a identificar, através de um levantamento por amostragem, qual é o nível da leitura dos cuiabanos e quais variáveis socioeconômicas e de comportamento afetam positivamente ou negativamente esta atividade primordial à sociedade.

Downloads

Publicado

2018-10-29