O TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCATIVO
Palavras-chave:
Transtorno Bipolar, Transt Diagnóstico e Tratamento, Rendimento escolarResumo
Diante da sociedade competitiva em que vivemos cada vez mais se tem dado valor acentuado ao bom desempenho escolar e ao sucesso profissional, fazendo muitos pais a fazerem exigências significativas aos seus filhos em relação a este aspecto, buscando por este motivo a avaliação de um psicopedagogo. O número de avaliações psicopedagógicas vem aumentando, levando especialista a organizar uma avaliação mais objetiva, conclusiva e rápida.
O período escolar é um dos tantos momentos importantes para o desenvolvimento da criança, desde o seu nascimento até a idade adulta. Deste modo, qualquer situação de cunho emocional poderá tornar-se um fator agravante no processo de aprendizagem. Além disso, os transtornos psiquiátricos evolutivos tendem a agravar quando associados aos conflitos escolares.
Crianças e adolescentes com transtorno bipolar, muitas vezes, tendem a apresentar problemas de aprendizagem. As dificuldades podem ser ocasionadas pelos sintomas da doença, causadas por outras condições psiquiátricas coexistentes ou, ainda, estar relacionadas a fatores não atrelados à saúde mental. Porém, o bom desempenho na aprendizagem está vinculado à autoestima e às realizações na vida como um todo. Deste modo, independente de qual for a causa das dificuldades de aprendizagem, é necessário ajuda para descobrir-se o motivo dos problemas escolares, bem como apoio imediato e auxílio nos aspectos escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristiany Corona Gatte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.